top of page
Buscar

O que são Chakras?

Os Chakras (chacra ou xacra) são a base das teorias e terapias holísticas, baseadas na ligação e estímulo de pontos energéticos e meridianos. A palavra chakra significa centro, roda e, graficamente, são representados com círculos de diferentes cores. Cada indivíduo tem 7 chakras – 6 corporais e 1 mental/espiritual.


O que são Chakras?
O que são Chakras?


Os 7 Chakras

Cada Chakra tem 7 elementos diferenciadores: 1. Nome e Significado; 2. Mantra; 3. Cor; 4. Localização; 5 Elemento; 6. Símbolo e 7. Função). Cada indíviduo tem a sua característica em relação a esse chakra (bloqueado; aberto ou hiperactivo).

Muladhara

1. Nome: Muladhara (Chakra Raiz) - Raiz de Suporte

2. Mantra: Lam - Olfacto

3. Cor: Vermelho

4. Localização: Períneo

5. Elemento: Terra

6. Símbolo: Lótus de 4 folhas

7. Funções: É a base dos chakras, pelo que revitaliza o corpo físico.

  • Estado: Quando as pessoas se encontram num estado de ansiedade, com a sensação de medo ou mesmo pânico, encontram-se com este chakra num estado bloqueado. Pelo contrário, quando está num estado hiperactivo, a pessoa sente necessidade extrema de se sentir seguro, concretizando-se numa pessoa ambiciosa e materialista, com grande resistência à mudança. No estado aberto, o desejável, a pessoa sente-se segura e confiante e estável.

Svadhisthana

1. Nome: Svadhisthana (Chakra Sacro - da genitália e base do tronco) – Fundamento de si próprio

2. Mantra: Vam – Apetite/Paladar

3. Cor: Laranja

4. Localização: Entre a púbis e o umbigo

5. Elemento: Água

6. Símbolo: Pirâmide

7. Funções: A sua função principal é a reprodução e está ligado à força e vitalidade física

  • Estado: Afecta sobretudo os sentimentos e a sexualidade. Quando as pessoas são frias e distantes, este chakra está bloqueado. Quando passam por fases extretamente emocionais e sensíveis em todos os aspectos, o chakra está hiperactivo. Quando está aberto e equilibrado, as emoções fluem naturalmente, são passionais e vivem a sua sexualidade de forma saudável e equilibrada.

Manipura

1. Nome: Manipura (Chakra Umbilical – do Plexo Solar) – Cidade das Jóias

2. Mantra: Ram - Visão

3. Cor: Amarelo

4. Localização: Umbigo/Barriga

5. Elemento: Fogo

6. Símbolo: Globo

7. Funções: Está relacionado com o aparelho digestivo e emoções - como relacionar-se e comportar-se em grupo / situações sociais.

  • Estado: Quando se encontra num estado bloqueado, normalmente a pessoa é submissa, tímida, indecisa e passiva perante um grupo ou situação social. Pelo contrário, quando está hiperactivo, a pessoa tende a liderar, por vezes de forma agressiva, impondo a sua vontade. Em estado aberto e equilibrado, a pessoa sente-se parte integrante do grupo, segura e com boa autoestima.

Anahata

1. Nome: Anahata (Chakra Cardíaco) – Invicto, que nunca é derrotado

2. Mantra: Yam – Tacto/Toque

3. Cor: Verde

4. Localização: Coração

5. Elemento: Ar

6. Símbolo: Lua (em estado Crescente)

7. Funções: Fornecer energia ao corpo e circulação de sangue pelo corpo. É também relacionado com a capacidade de amar, de empatia com os outros

  • Estado: Quando se encontra num estado bloqueado as pessoas sentem-se apáticas, frias e distantes. No estado hiperactivo as pessoas são obsessivas, ciumentas, chegando a ser egoístas, no sentido de exigirem atenção e amor de outras. Num estado aberto e estável, as pessoas são amigáveis e estabelecem relações (amorosas, amizade, profissionais e familiares) estáveis, saudáveis e harmoniosas.

Vishuddha

1. Nome: Vishudda (Chakra Laríngeno/Garganta) - Purificador

2. Mantra: Ham - Audição

3. Cor: Azul Claro

4. Localização: Pescoço/Garganta/Laringe/Cervical

5. Elemento: Éter

6. Símbolo: Pirâmide invertida

7. Funções: Comunicação, ressonância das emoções e expressão do ser e do indivíduo. Equilíbrio entre a emoção e a razão

  • Estado: Quando está bloqueado, a pessoa tende a ter dificuldades a expressar-se, é tímida e introvertida. Hiperactivo, a pessoa tende a falar demasiado, sendo inoportuna muitas vezes, tende a dominar e manipular as pessoas e será um mau-ouvinte. Encontrando-se no estado aberto e equilibrado, a pessoa não tem dificuldade a expressar-se, podendo explorar um lado mais criativo e artístico mas não se impõe às outras pessoas e será um bom ouvinte.

Ajna

1. Nome: Ajna (Chakra Frontal / Terceiro Olho) – Centro de Comando

2. Mantra: Om – Visão Extra-Sensorial (vulgarmente chamado o 6º sentido)

3. Cor: Azul Escuro / Indigo

4. Localização: Testa, entre as sobrancelhas

5. Elemento: Cosmos

6. Símbolo: Estrela de 5 pontas (Estrela de David)

7. Funções: É a base dos chakras, pelo que revitaliza o corpo físico.

  • Estado: Quando este chakra está bloqueado, as pessoas tendem a ter pensamentos negativos e/ou irrealistas sobre si mesmas e, por isso, preferem confiar noutras pessoas, principalmente se forem representação de alguma autoridade (professor, chefe, polícia, militar, etc). Num estado hiperactivo, as pessoas tendem a perder noção da realidade, fantasiam sobre os acontecimentos à sua volta ou que desejam que acontecendo, podendo levar, em casos extremos, a alucinações. Num estado de equilíbrio, este chakra permite uma boa intuição e permite sonhar e fantasiar com o futuro mas sem perder noção da realidade ou sentimentos negativos e de insatisfação com a realidade.

Sahasrara

1. Nome: Sahasrara (Chakra Coroa) – Significa “Lótus de mil pétalas”

2. Mantra: Sem Mantra: silêncio, paz

3. Cor: Púrpura / Violeta ou branco

4. Localização: Acima da Cabeça

5. Elemento: Todos

6. Símbolo: Coroa

7. Funções: Revitaliza o cérebro e equilibra o estado mental e espiritual. É o chakra da sabedoria e da relação com o mundo que nos rodeia

  • Estado: Quando este chakra está bloqueado não nos encontramos em contacto e sensibilizados para a envolvente, as pessoas e mundo que nos rodeiam. Não nos conectamos com a nossa espiritualidade e não somos capazes de abrir a nossa mente a outros pensamentos e formas de viver. Quando o chakra está num estado hiperactivo, tendemos a superracionalizar todos os acontecimentos, mesmo quando o assunto é espiritualidade e ignoramos as sensações que a mesma nos pode provocar. Num estado de equilíbrio, este chakra permite sermos cientes não só de nós mesmos mas do mundo que nos rodeia a conseguir encontrar uma equilíbrio entre sentimentos, razão e espiritualidade.

bottom of page